Sociodrama do Cuidado


Em meados do mês de março, já sob os ares do COVID 19, coordenei um Sociodrama muito especial com a equipe de educadoras da LBV Piracicaba. Desde a assistente social até a coordenadora da Unidade, as professoras, auxiliares, cozinheira e profissionais de serviços gerais estavam presentes, garantindo a todas participação e contribuição.

O tema da intervenção foi sensibilizar para a empatia e a colaboração grupal, visando uma comunicação mais saudável entre as educadoras, que de segunda a sexta-feira atendem crianças de famílias desfavorecidas na entidade. Porém, já sob o impacto emocional da pandemia do coronavírus, o assunto proposto tornou-se ainda mais necessário, provocativo e instigante.

Foi uma experiência ímpar, tendo em vista esse momento histórico raro, que desafia nossa capacidade de reação em todos os aspectos. Nas nossas reflexões, no nosso estado emocional, nos cuidados de prevenção que temos que desenvolver e, principalmente, nos cuidados uns com os outros. Medo, apreensão, tristeza, resiliência, coragem, esperança e percepção da interdependência nas relações sociais marcaram o nosso Encontro.

Através de jogos artísticos e psicodramáticos foi possível expressar tais angústias, nomeá-las, dialogar sobre elas e se fortalecer tanto individualmente quanto coletivamente. Registro minha imensa gratidão pelo aprendizado, pela troca e pelo brilho dos olhos dessas mulheres guerreiras que fazem o cotidiano do Brasil ser um pouco menos aflitivo, mais acolhedor e digno, talvez.
Espero que em breve possamos nos encontrar novamente, assim que o temporal ceder e a vida puder florescer em todos os espaços públicos e privados!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme A Onda: Democracia x Autocracia

Experimento de Milgram, banalidade do mal e consciência

O Desafio da Convivência Familiar

Natal: a infância como um outro