Filme A Onda: Democracia x Autocracia


Para quem ainda não assistiu, vale a pena conferir este belíssimo filme alemão, produzido em 2008 e dirigido por Dennis Gansel.
Baseado em fatos reais que ocorreram nos EUA, em 1967, o filme narra a experiência educacional de um professor com seus alunos, adolescentes. O resultado da tal experiência, infelizmente, é uma tragédia.

No cenário atual, lembrar deste grande filme pode fazer muito sentido.
Apesar de tantas decepções e desencantos com nossos políticos, a possibilidade e o direito de escolhê-los ainda é a única maneira de garantir um certo nível de liberdade em nossas vidas.
É fato que temos optado por abdicar desta liberdade, na medida em que cobramos pouco de nossos eleitos e não assumimos uma série de responsabilidades enquanto cidadãos. Exemplos não faltam nas cenas diárias que acompanhamos, das quais muitas vezes somos os próprios autores.

Como ainda somos frutos dos sistemas autoritários e ditatoriais do século XX, é muito mais fácil que alguém faça por nós, escolha por nós, decida por nós. Escolher e assumir as responsabilidades das escolhas é algo mais difícil, tanto no plano individual quanto coletivo.
Penso que essa talvez seja uma das questões relevantes na discussão sobre as diferenças entre um sistema democrático e autoritário, ou sobre como o autoritarismo fascista pode, de maneira velada, determinar os rumos da democracia.
Assistindo A Onda, com certeza, criamos uma oportunidade de refletir sobre isso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Experimento de Milgram, banalidade do mal e consciência

O Desafio da Convivência Familiar

Natal: a infância como um outro