Transformação pessoal: por que não?!



Por mais que tenhamos consciência de que a mudança para um novo ano não implica transformações efetivas em nossas vidas, iniciar o ano vindouro possibilita frequentemente uma reflexão sobre o passado e o futuro.

Como temos vivido o tempo que já se foi? O que fizemos de nossas perdas, nossas conquistas e nossos relacionamentos, aqueles que nos agregam e também os que nos destroem? Seria interessante rever nossos posicionamentos, nossos valores e sentimentos?

Nem sempre é possível modificar um modo de viver, porque as condições muitas vezes são extremamente desfavoráveis. Há coisas que dependem de nós e outras sob as quais não temos nenhum controle, mas ambas, em geral, nos trazem sofrimento.

É interessante fazer essa separação, o que está ao nosso alcance de modificar e o que não está, o que é passível de luta e o que não vale a pena. Assim pelo menos aprendemos a desenvolver uma certa “governança” das próprias energias.

Vivemos um período histórico de grande desalento, de disparidades sócio econômicas, de desemprego reinante, de desesperança, de desilusões políticas e previsões catastróficas. Todos, sem exceção, somos afetados por tudo isso. Cada um de nós reage à sua maneira, com os recursos que possui.

Ampliar estes recursos, que podem ser internos e externos, é uma boa ideia! Via de regra nos ajuda a sentir que temos força para transformar ao menos o que está sob nosso domínio de ação. Para realizar tal tarefa, a disposição de refletir, de estar com o outro e ouvir, de procurar ajuda quando necessário, de reconhecer os próprios limites e erros é fundamental, revigorante, necessária e até redentora.

Vale a pena iniciar 2020 por este caminho. Eu tento, e você? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme A Onda: Democracia x Autocracia

Experimento de Milgram, banalidade do mal e consciência

O Desafio da Convivência Familiar

Natal: a infância como um outro