A necessidade de Brincar

De 24 a 31 de Maio será realizada a Semana Mundial do Brincar, que busca dar visibilidade à necessidade de brincar que todas as crianças têm.
O site http://www.aliancapelainfancia.org.br/ revela uma iniciativa interessante por parte de todos aqueles que estão preocupados com o desenvolvimento das crianças.
Com tão pouco espaço nas cidades, tantos compromissos e exigências, poucas são as crianças que brincam livremente nos dias de hoje.
Precisamos nos lembrar, no entanto, que brincar é a linguagem da criança, ou seja, é a principal forma de comunicação infantil. Por isso, quando desejamos nos relacionar bem com uma criança, podemos brincar com ela ao invés de conversar.
As crianças expressam sentimentos, pensamentos e valores ao brincar; exercitam a imaginação, se socializam e aprendem a se relacionar com o mundo de forma prazerosa.
É muito importante permitirmos que as crianças brinquem. Seria mais interessante ainda se nos dispuséssemos a brincar com elas. É simples: basta reservarmos algum tempinho na semana, encontrar uma brincadeira que agrade tanto a criança quanto a nós mesmos, e brincarmos, tão somente.
Andrea R. Martins Corrêa
Brincar é tão necessário que ainda carrego na memória todas as brincadeiras que tive quando criança e acredite ainda continuo brincando...
ResponderExcluirAna Marly de Oliveira Jacobino
Andrea,
ResponderExcluirRecebi sua sugestão, vou levar para o pessoal de cidades, pq infelizmente (por questão de logística) fechamos o Jzinho na quarta-feira.
Coincidências à parte, sobre a importância de brincar, temos no Sesc uma exposição pra lá de especial!
Bjos e bom domingo!
Hoje perto dos 60 anos,minhas "brincadeiras"são as mesmas de quando eu era cça,lá em Pira no Nossa Senhora Assunpção.
ResponderExcluirNão que não brincasse.Me lembro de algumas atividades.
Mas a minha preferida era:sonhar de olhos abertos.
Muito tempo depois,descobri(percebi)que me realizava dessa forma.
Querido Yra doce,
ResponderExcluirrespondo por aqui porque não achei seu e-mail.
Que bom sonhar de olhos abertos, acho que estamos precisando muito disso... Quem sabe eu possa partir dessas suas palavras pra escrever um novo texto!
O medicamento que mais tem sido utilizado como uma "camisa de força química", para crianças e adultos, é a Ritalina. Antes dos 7 anos de idade, particularmente acho muito arriscado fazer um diagnóstico de hiperatividade, mas muitas crianças têm sido medicadas com Ritalina a partir do 4 anos de idade.
Infelizmente, é a indústria farmacêutica quem mais ganha com isso. Também fico muitíssimo indignada.
Mas vamos em frente, talvez sejamos mais do que pudéssemos imaginar.
abraço