Calibã e a Bruxa: um estudo necessário


Nosso grupo de estudos sobre Gênero e Diversidade discute, neste segundo semestre, essa obra magnífica da escritora, professora e historiadora italiana Silvia Federici, que atualmente reside nos EUA e estará em São Paulo no dia 24/09 para uma conferência de lançamento de seu novo livro, O Ponto Zero da Revolução.

Calibã e a Bruxa é um livro denso, que se propõe a uma revisão histórica sobre o papel e a importância das mulheres desde o fim da Idade Média até os dias atuais. O que foi e significou a perseguição e a execução das mulheres em praças públicas? Quem foram essas mulheres torturadas e queimadas vivas? Por que falamos tão pouco sobre isso nas escolas? Até quando ocorreu a caça às bruxas? Quais as consequências desse período em nossas vidas pós modernas e nossa subjetividade? O que a história destas mulheres tem a ver com a forma como vivemos hoje?
Pois bem, este livro é uma obra prima destinada a todos os que realmente desejam conhecer a história do fim do feudalismo e início do capitalismo sob uma outra perspectiva, nunca antes abordada e a partir de uma investigação minuciosa. 

A perseguição, tortura e morte das mulheres ocorreu até meados do século XVII em alguns países das Europa, portanto na Modernidade, ao contrário do que se costuma relatar. E em pleno século XXI acompanhamos, em choque, grupos formados por pessoas ignorantes ou sem caráter, em diversos países do mundo, clamarem por uma nova perseguição às mulheres, aos homossexuais, aos imigrantes. 

Devido à urgência do momento e à potência de transformação, este é um livro apaixonante, que merece leitura.

https://www.editoraelefante.com.br/tag/silvia-federici/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme A Onda: Democracia x Autocracia

Experimento de Milgram, banalidade do mal e consciência

O Desafio da Convivência Familiar

Natal: a infância como um outro