Sociodrama e Educação
Os temas solicitados por eles se referem, frequentemente, à homofobia e transfobia, sexualidade, gênero, feminicídio. São pautas contemporâneas que motivam o debate, a curiosidade e a investigação sobre os relacionamentos e os conflitos humanos.
Neste último 8 de agosto, tive mais uma vez a oportunidade de sentir e perceber a enorme disposição de um grupo de adolescentes de terceiro ano. Ao contrário do que muitos adultos consideram, o entusiasmo e a potência dos jovens em rever as próprias atitudes, discutir os problemas que afligem a sociedade e tratar o sofrimento em comum é algo perceptível, belo e inegável. Basta saber ouvir, acolher e propiciar espaços adequados.
Os mesmos jovens propõem soluções que, adequadas ou não, devem ser avaliadas. Porque são eles a nova geração pensante e atuante, são eles a potência e a vitalidade dos tempos presentes e vindouros. Possibilitar escuta, diálogo e reflexão é mais do que urgente para que possamos criar um mundo menos fraturado.
Tenho certeza que foi um momento gratificante para todos os envolvidos. Sempre agradeço a sua tamanha generosidade para com os professores da rede pública. Aquela atividade no 1o semestre ficou marcada.
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