Prevenção ao suicídio

A questão do suicídio vem se tornando tão grave e séria que de tempos em tempos faz-se necessário abordá-la. Em função do aumento de tentativas e do número efetivo de suicídios registrados - principalmente entre os jovens -, no último mês de julho o Ministério da Saúde, em parceria com o CVV (Centro de Valorização da Vida), ampliou o atendimento gratuito para todos os estados do país. 

Através do número 188 de telefone, qualquer cidadão pode solicitar ajuda ao CVV, que é uma entidade filantrópica e sem fins lucrativos, cujo objetivo consiste justamente em auxiliar as pessoas que se encontram em estado de sofrimento, considerando o suicídio como alternativa para acabar com a dor permanente. 
Há ainda outros canais de comunicação com o CVV, por email e chat. Vale a pena conhecer o site: https://www.cvv.org.br/





Em São Paulo, no mês de abril/2018, casos de suicídio entre adolescentes do segundo grau de Colégios reconhecidos da elite paulista, repercutiram na mídia e nos espaços de discussão sobre saúde e educação de jovens. Por que um adolescente da classe média alta ou alta tira a própria vida, sem estar envolvido em situações de bullying ou ciberbullying, de violências explícitas ou amores frustrados? O que leva uma pessoa com tantas perspectivas de vida a cometer uma violência contra si mesmo?

Para refletir sobre o tema, indico a todos os interessados o belíssimo e instigante texto da jornalista Eliane Brum, publicado recentemente no Jornal El País: O suicídio dos que não viram adultos nesse mundo corroído.
Link - https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/18/opinion/1529328111_109277.html

A abordagem de Eliane Brum é lúcida, ampliada, cativante e questionadora. Leitura recomendadíssima.




Também a Unicamp, no intuito de promover com mais empenho a discussão sobre suicídio, está organizando e divulgando o Fórum Suicídios - Des/compassos da Vida: números, atos e demandas, que será realizado no dia 8/08.
Mais informações: https://www.foruns.unicamp.br/eventos/suicidio-descompassos-da-vida-numeros-atos-e-demandas




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme A Onda: Democracia x Autocracia

Experimento de Milgram, banalidade do mal e consciência

O Desafio da Convivência Familiar

Natal: a infância como um outro