Saúde Mental: pela dignidade e humanização

No início de 2019, a equipe de saúde mental do governo federal propôs, através de uma polêmica Nota Técnica, uma série de medidas contrárias à Reforma Psiquiátrica, desenvolvida e ampliada desde o início do século XXI. 

A Reforma Psiquiátrica transformou o modelo de atendimento aos doentes mentais e usuários do sistema público e privado, propiciando maior liberdade, autonomia e dignidade a todas essas pessoas. Foram criadas redes de acompanhamento e amparo, com atividades sócio educativas e artísticas, com equipes multidisciplinares e várias formas de terapia. Um dos objetivos principais da Reforma foi o combate ao encarceramento e à manutenção dos trágicos manicômios e seus métodos letais de lidar com o sofrimento.

É justamente este o grande problema da atual Nota Técnica, visto que ela propõe maior investimento em hospitais psiquiátricos, incluindo a compra de aparelhos eletro convulsivos e, por isso mesmo, menos investimento nos CAPS, que são os centros de atendimentos psico sociais.

Uma das grandes pioneiras desse movimento pela humanização na área de saúde mental, Dra. Nise da Silveira, médica psiquiatra brasileira reconhecida (1905-1999), ainda inspira muitos filmes, documentários, livros, métodos de terapia e práticas institucionais no atendimento a esta população excluída e marginalizada. Hotel da Loucura é um belíssimo documentário de 20 minutos, apresentando ao público o passado e o presente de um espaço que atende doentes mentais. 

Vale a pena se emocionar com Hotel da Loucura para compreender que há caminhos muito mais interessantes e criativos de tratamento, substituindo a prisão de seres humanos.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme A Onda: Democracia x Autocracia

Experimento de Milgram, banalidade do mal e consciência

O Desafio da Convivência Familiar

Natal: a infância como um outro