Natal: livros para as crianças

Livros para este Natal ? Por que não?
Em tempos tão obscuros, onde o culto à ignorância parece estar se difundindo, é preciso estimular a inteligência e a sensibilidade. 
Deixo como sugestão algumas indicações de leitura que podem ser feitas junto às crianças.




Todos os livros de Ondjaki, poeta e escritor angolano, são fascinantes! Literatura de primeira qualidade, dialoga com as crianças e também com os adultos que gostam do universo lírico. Histórias belíssimas, inventadas com muita criatividade para cultivar a paz e a solidariedade entre as pessoas.





O menino que brincava de ser é um livro cheio de imaginação, tratando delicadamente as questões de gênero e sexualidade a partir da experiência de uma criança. Aborda a reação e o preconceito dos adultos frente às brincadeiras infantis, que representam tentativas de compreender a realidade e se construir a partir dela.





Diversas histórias sobre o medo, criadas por autores diferentes, eis a proposta do livro acima, muitíssimo interessante. Cada narrador destacou aspectos distintos sobre este sentimento tão básico da humanidade e que por vezes atormenta incessantemente os infantes. Medo de dormir, medo de se separar dos pais, medo dos animais, medos que todos temos! Vale a pena a leitura.



 

Troca de pele, Então você chegou... e a família ficou completa! são obras de arte que tratam de adoção. Livros inspirados, ternos e envolventes para cativar o diálogo entre pais e filhos sobre a origem da vida e a construção da família.




Sérgio Capparelli é um autor infanto juvenil destacado e premiado. Nesta obra ele pesquisou cantos e poemas dos povos nativos, traduzindo-os para o português. Obra rara, de intensa riqueza poética e registro histórico ímpar.   


E para os leitores que desejarem, links de leitura com outras sugestões magníficas:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme A Onda: Democracia x Autocracia

Experimento de Milgram, banalidade do mal e consciência

O Desafio da Convivência Familiar

Natal: a infância como um outro