LGBTFOBIA em Debate



Dia 20 de outubro as 14:00, em Piracicaba, a Associação Ensino Pré Vestibular Alternativo, conhecido como Cursinho Avante, promoverá mais um debate de extrema importância, com o tema LGBTFobia. O evento é aberto ao público, porém está direcionado especialmente aos jovens estudantes do Cursinho e de outras instituições educacionais da cidade. 

Enquanto psicoterapeuta e educadora, estarei participando da Mesa de discussão e abordando o sofrimento motivado pelo preconceito, pela ignorância e pelo fundamentalismo religioso, que atualmente vem se ampliando. Também será abordado o papel dos psicólogos e psicólogas no combate à lgbtfobia e na construção de uma sociedade na qual a diversidade seja o fundamento.

Em tempos de ódio, neo fascismo e fake news disseminada, um dos grupos mais perseguidos, violentados e mortos são os LGBTs, ou seja, pessoas que não se identificam com as normas de gênero e sexualidade. Tanto a psicologia quanto a psiquiatria não compreendem que estas sejam características de transtorno mental, tratando-se apenas de diferenças pessoais. Mas movimentos ultra conservadores vêm promovendo, insistentemente, ondas de ataques aos grupos ou pares LGBTs. 

A realidade da violência em nosso cotidiano solicita combate e posicionamento, além de estudo, pesquisa e conhecimento. Podemos afirmar, sem dúvida alguma, que a chamada ideologia de gênero não tem qualquer evidência científica, carecendo de lógica, critério e razão. Infelizmente, este argumento falacioso contra a diversidade tem provocado inúmeros equívocos que ampliam a violência contínua aos LGBTs. Por isso precisamos de debates, grupos de estudos e discussões.

A participação será benvinda!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme A Onda: Democracia x Autocracia

Experimento de Milgram, banalidade do mal e consciência

O Desafio da Convivência Familiar

Natal: a infância como um outro