Dia Internacional da Mulher: filme Mulheres Divinas



O filme Mulheres Divinas nos apresenta um retrato do que foi a sociedade suíça até os anos 70, no tocante à política voltada para as mulheres e ao contexto repressor imposto pelos homens.

Tratadas como seres ignorantes e dóceis, não era permitido a elas serem eleitoras. 
Esclarecendo: as mulheres não votavam na Suíça até o anos 70, suas pautas não tinham nenhuma consideração. Pode parecer mentira, já que este é um dos países mais avançados do mundo em termos de qualidade de vida e valores progressistas. O filme, pelo menos para mim, foi uma revelação e um assombro.


Uma das reflexões mais importantes que Mulheres Divinas possibilita é a de que todos os avanços ocorridos na humanidade só foram possíveis a partir da luta dos coletivos envolvidos. Nenhuma demanda ou proposta de mudança, seja grupal ou individual, transcorre sem que haja luta e enfrentamento permanente.

Todos sabemos, porém, que há muito a ser feito e conquistado ainda. Os dados estão disponíveis por toda a rede: segue a violência contra as mulheres, principalmente doméstica; segue a diferença salarial, embora em valores mais modestos; segue a desigualdade e a barbárie. Por isso, quando uma mulher recebe uma rosinha em comemoração ao seu dia, deve lembrar-se de dizer: "obrigada, espero contar com seu apoio na luta feminina, pois falta muito, mas muito mesmo a ser alcançado!"


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme A Onda: Democracia x Autocracia

Experimento de Milgram, banalidade do mal e consciência

O Desafio da Convivência Familiar

Natal: a infância como um outro