Dia Internacional da Mulher: a importância das escritoras

Foi apenas em meados do século XX que as mulheres conquistaram, com muita luta, espaços públicos e privados fora da instituição familiar. Obviamente, nos séculos anteriores, mulheres também foram escritoras, musicistas, artistas plásticas, empresárias e médicas, embora não tenham tido nenhum reconhecimento e visibilidade.
Para marcar a data de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, destaco algumas personalidades do universo artístico intelectual feminino que, para mim e muitos outros leitores, foram de extrema importância.


1. Clarice Lispector
Uma das biografias mais interessantes dessa grande escritora judia foi escrita por Benjamin Moser. Para quem é apaixonado por ela, trata-se de uma obra imprescindível.
Os romances A Hora da Estrela e Perto do Coração Selvagem, bastante conhecidos, continuam necessários para trazer à humanidade alguma luz.

Resultado de imagem para clarice lispector livros

2. Maria Carolina de Jesus
Seu livro Quarto de Despejo - Diário de uma favelada, é um clássico da literatura documental. Escrito em meados dos anos 50, revela o dia-a-dia de mulheres pobres da periferia, oferecendo aos leitores a oportunidade de se tornarem pessoas mais solidárias, empáticas e menos preconceituosas.
A experiência desta leitura é tão difícil quanto necessária, pois a grande mulher e escritora Carolina de Jesus nos conduz pelas dores da fome, da pobreza e das privações materiais básicas para a sobrevivência.

Resultado de imagem para maria carolina de jesus quarto de despejo

3. Virginia Woolf
Importante escritora inglesa, muitíssimo reconhecida, retratada em filmes e biografias. Como todos sabem, Virginia se suicidou, deixando obras de riqueza literária inquestionável, como As Ondas, Orlando e Ao Farol. Momentos de Vida, no entanto, é o livro que reúne textos autobiográficos e memórias da escritora. Para conhecer sua subjetividade de uma forma singular, vale a pena a leitura.

Resultado de imagem para Momentos de Vida Virginia Woolf

4. Silvia Plath
Escritora e poetisa norte americana que também se suicidou, Silvia Plath escreveu poemas belíssimos e romances inesquecíveis, como A Redoma de Vidro, no qual relata sua angústia diante da vida, de maneira intensa e dilacerante.

Resultado de imagem para sylvia plath redoma de vidro

5. Hilda Hislt
Tantas foram as obras de Hilda Hilst, escritora e poetisa brasileira, mulher de encanto, fascínio e transgressão, que fica difícil citá-las. Por isso, registro o site oficial de Hilda, aberto a visitas fascinantes e sedutoras: http://www.angelfire.com/ri/casadosol/hhilst.html

Resultado de imagem para hilda hilst

6. Simone de Beauvoir
Filósofa francesa de grande destaque, Simone de Beauvoir teve um importantíssimo papel na revolução feminista do século XX. Escreveu romances e obras teóricas, com ênfase para O Segundo Sexo, considerado um clássico do feminismo. Cerimônia do Adeus e A Convidada, dentre muitos outros livros da escritora, contêm narrativas de sua própria vida.

Resultado de imagem para simone de beauvoir segundo sexo


7. Hannah Arendt 
Um dos livros mais estudados e comentados desta filósofa judia alemã, que morou e morreu nos EUA, é Eichmann em Jerusalém, no qual ela relata o julgamento de Adolf Eichmann, um nazista que dirigia caminhões com judeus para os campos de extermínio. Hannah Arent discutiu e refletiu, neste e em outros livros, a questão do totalitarismo e do nazismo. Seu conceito sobre banalidade do mal até hoje inspira reflexões acerca do mundo contemporâneo em que vivemos.

 Resultado de imagem para hannah arendt eichmann em jerusalém

8. Nise da Silveira
Uma psiquiatra alagoana do início do século XX, revolucionando a medicina! Nise viveu até 1999, foi homenageada recentemente com o filme brasileiro Nise, O Coração da Loucura. Sua biografia, escrita por Luis Carlos Mello, chama-se Nise da Silveira - Caminhos de uma psiquiatra rebelde.
Nise foi pioneira em pesquisas e práticas que utilizam as artes plásticas como terapia para doentes mentais, fundamentando-se em Carl Jung, criador da psicologia analítica.
Para atuar e inovar a medicina, no entanto, Nise foi guerreira em um tempo no qual as mulheres ainda não tinham o direito de existir profissionalmente. Enfrentou muita resistência dos colegas médicos para tornar-se uma personalidade respeitável e admirável.
Um dos livros mais importantes de Nise é Imagens do Inconsciente.

Resultado de imagem para nise da silveira livros

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme A Onda: Democracia x Autocracia

Experimento de Milgram, banalidade do mal e consciência

O Desafio da Convivência Familiar

Natal: a infância como um outro