Congresso Brasileiro de Psicodrama



Na próxima semana, em São Paulo, estará ocorrendo o 20° Congresso Brasileiro de Psicodrama, cuja programação encontra-se disponível no site http://www.cbpfebrap.com.br/.

O Psicodrama é uma metodologia e uma teoria acerca das relações humanas, podendo ser aplicada em diversas áreas de trabalho e conhecimento, tais como Psicologia, Educação, Ciências Sociais, Medicina, Administração. Foi criado pelo médico Jacob Levi Moreno (1889-1974), buscando investigar os processos de espontaneidade e criatividade dos seres humanos. 

Juntamente com outros dois colegas de profissão, estarei participando de uma Mesa Redonda que discutirá o tema Psicodrama e Pós Modernidade. O que é Pós Modernidade? Quais as contribuições do Psicodrama para refletir sobre esse período que estamos vivendo? Será que o Psicodrama tem potencial para ser uma teoria crítica ao homem pós-moderno e às práticas científicas - psicologia, sociologia, neurologia, por exemplo?

Vivemos tempos de barbárie, por isso somos solicitados a repensar nossas práticas, nossos valores e nossa ética. Qual o papel de um profissional do campo das ciências humanas neste cenário violento? Qual a nossa responsabilidade frente à deterioração das relações de solidariedade, tolerância e respeito?

É preciso assumir a relevância e a urgência destas questões, bem como a fragilidade de nosso saber. Embora o Psicodrama seja um método de trabalho que se constituiu a partir de uma visão de mundo rica e criativa, posto sua ligação com a arte (especialmente o teatro), no contexto da pós modernidade faz-se necessário articulações com outros autores. Nesse sentido, buscando ampliar a reflexão, filósofos como Michel Foucault, Judith Butler e Zigmunt Bauman estarão presentes na discussão proposta, dialogando com o Psicodrama.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme A Onda: Democracia x Autocracia

Experimento de Milgram, banalidade do mal e consciência

O Desafio da Convivência Familiar

Natal: a infância como um outro