Terapia de casal


É frequente que algumas pessoas solicitem ajuda para o relacionamento amoroso, sendo a terapia de casal uma alternativa. Recentemente, estudantes de psicologia me perguntaram no que exatamente consiste esse modelo de atendimento psicoterápico. Imediatamente lembrei-me do Soneto de Fidelidade, escrito por Vinícius de Moraes, cujo trecho mais famoso (sobre o amor) é: “que não seja imortal, posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure.”

Pois bem, embora os casais que procuram ajuda queiram continuar juntos, não é possível garantir o sucesso dessa expectativa. Muitas vezes, o desgaste excessivo de um relacionamento gera tanto sofrimento familiar que a separação é benvinda. Outras vezes não, a questão é mais simples, solicitando apenas novos ajustes e negociações. Há ainda os casais que se separam mas continuam brigando e se ofendendo.

Em qualquer uma destas situações, o papel do terapeuta implica numa mediação entre as pessoas envolvidas, buscando instaurar o diálogo civilizado. Para isso, é preciso “desarmar” os parceiros, auxiliando-os a olhar e assumir a própria fragilidade, bem como a responsabilidade pelo “astral” do relacionamento.

Em geral não existe a percepção de que “eu machuco o outro”, normalmente é “o outro me machuca”. Construir, portanto, uma nova perspectiva de relação, na qual seja possível inverter os papéis, um aprendendo a se colocar no lugar do outro, é o grande desafio. Sair de si mesmo em direção a quem se deseja e supostamente se ama, rompendo com o egocentrismo que orienta toda nossa conduta, é justamente a chance que temos para criar e partilhar uma vida mais plena, feliz e saudável.

"Ah se pelo menos 
eu te amasse menos
tudo era mais fácil
os dias mais amenos
folhas de dentro da alface

mas não 
tinha que ser entre nós
esse fogo esse ferro essa pedreira
extremos chamando extremos na distância."

Paulo Leminski 
Poema escrito em 1976 e publicado no livro Toda Poesia.

Comentários

  1. Querida amiga

    Um belo texto.
    Coerente, realista
    e de acordo com o possível.
    As citações poéticas
    ficaram perfeitas
    dentro do contexto...

    Um imenso abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme A Onda: Democracia x Autocracia

Experimento de Milgram, banalidade do mal e consciência

O Desafio da Convivência Familiar

Natal: a infância como um outro