O Sal da Terra: arte e redenção



Assistir ao filme documentário O Sal da Terra (2014), dirigido por Win Wenders e Juliano Salgado, é uma daquelas experiências inesquecíveis para a sensibilidade humana. Dizer que o filme tem uma belíssima fotografia e aborda a trajetória do artista brasileiro Sebastião Salgado é muito pouco. Trata-se de um filme sobre todos nós, enquanto seres humanos capazes de destruição e redenção ao mesmo tempo.

Se alguém ainda tem dúvidas a respeito do que alguns estudiosos têm chamado de "campos de concentração a céu aberto", pós segunda guerra mundial, basta acompanhar Sebastião Salgado pela Etiópia, na década de 80, ou pelas minas de petróleo na guerra entre Iraque e Kuwait. Embora pareça ficção, as imagens são flashes da realidade que o fotógrafo de fato viveu.

Poderíamos acrescentar muitas outras imagens do século XXI, que configuram a crueldade humana. Mas não me animo nessa empreitada, posto o cansaço e a saturação desse espetáculo de horror que vemos todos os dias pelas telas ou ao nosso lado, em nosso próprio meio ou nossa cidade.

Apesar disso, é importante lembrar que há uma grande diferença entre O Sal da Terra e a internet ou a televisão. No filme há humanidade, poesia e verdade; há um narrador protagonista absolutamente comovido com a miséria humana, tentando documentá-la para que o mundo se sensibilize e faça algo. “Não é possível que as coisas sejam assim”, pensamos nós que estamos assistindo. “Como podem tantas pessoas ainda morrerem de fome no mundo? Para que serve uma guerra, será que é pra exterminar povos, além da disputa pelo poder?” Ficamos incomodados com nosso próprio conforto diário, nossa comodidade. Entendemos que o bem-estar conquistado pela modernidade não é para todos.

Já na mídia espetacular que divulga violência e guerra há outro interesse: propiciar que naturalizemos os acontecimentos, que nos tornemos indiferentes. E indiferença é exatamente a única impossibilidade deste grande filme. Penso eu que nem o mais insensível dos seres humanos possa sair do cinema sem ser tocado. Se isto ocorrer, desconheço a causa (quem sabe psicopatia?).

Se a arte tem uma função social e existencial, podemos afirmar que o documentário e o trabalho de Sebastião Salgado se realiza dentro desta perspectiva, incluindo ele mesmo como pessoa e personagem da tragédia humana. Como suportar ver tanta dor, tanta morte e destruição? É possível não ser aniquilado pela guerra?

Para quem sobrevive, a redenção acena no horizonte. O artista é sua própria arte e com ela se recria, se refunda, se concebe em outro ser. Somos então conduzidos, pelo experiente diretor alemão Win Wenders, às origens do mundo e da história pessoal de Sebastião Salgado. Não há resgate, aqueles que morreram não voltarão. Mas a Terra e a humanidade, pelo menos por enquanto, são maiores do que isso e suportam a morte através da criação. Para mim, mesmo que seja apenas um consolo, este foi o brilho principal do filme, junto às lágrimas tristes que me convulsionaram os olhos por algum tempo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme A Onda: Democracia x Autocracia

Experimento de Milgram, banalidade do mal e consciência

O Desafio da Convivência Familiar

Natal: a infância como um outro