Terapia em grupo

Pouco se fala em terapia de grupo atualmente, embora seja uma forma de atendimento muito interessante e necessária, em tempos de individualismo exacerbado.

É frequente as pessoas não quererem um tratamento grupal, na área de psicoterapia, por terem participado de experiências ruins ou por não saberem como funciona. Em geral, são os adolescentes que preferem estar em grupo, com os seus pares, seja onde for, na escola, nas ruas e também nos consultórios.

Tanto para trabalhar com adolescentes quanto com adultos e crianças, o Psicodrama é uma teoria e uma prática que facilita intervenções grupais. Por ter uma proposta focada nos indivíduos e seus relacionamentos, a terapia de grupo em Psicodrama cultiva o diálogo, verbal ou através de jogos que estimulam a criatividade e a espontaneidade.

A escolha por este processo de terapia implica na disponibilidade de aprender com o outro, compartilhando afetos, expectativas e ansiedades. Juntos, em grupo, os indivíduos podem se fortalecer para encontrar novas maneiras de lidar com situações difíceis e desafiadoras.

Trata-se de uma experiência que, indubitavelmente, em algum momento da vida pode valer a pena, contribuindo para o crescimento saudável que todos necessitamos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme A Onda: Democracia x Autocracia

Experimento de Milgram, banalidade do mal e consciência

O Desafio da Convivência Familiar

Natal: a infância como um outro