O Desafio da Convivência Familiar

A família significa, ainda hoje, um núcleo central de aprendizagem afetiva e social, na qual se iniciam as primeiras vivências do ser humano. Porém, a organização dos grupos familiares se modifica continuamente no decorrer da história, possibilitando configurações diversas.

A família moderna, base da nossa forma de vida atual, começou a se configurar junto às idéias iluministas, em meados do século XVIII. No século XX, principalmente com a revolução dos valores nos anos 60, com o consumismo, as novas mídias e tecnologias, a família mais uma vez se transformou.

No mundo contemporâneo existem diversos modelos de agrupamento familiar: casais divorciados, famílias reconstituídas, mães provedoras que sozinhas gerenciam os filhos, uniões homoafetivas. A diversidade se anuncia, indicando que não há uma “família ideal”, mas há a “família possível” para cada grupo e cada indivíduo que a constitui.

Viver em grupos, necessidade básica de sobrevivência de todos os seres humanos, impõe grandes desafios cotidianos relacionados à comunicação, à individualidade, à frustração, a diferenças e a valores. Na família, todas essas questões estão presentes de maneira intensa, visto que a intimidade entre as pessoas é maior do que em outros grupos.

Os papéis familiares de pai, mãe, filhos, esposa, marido - e outros tantos possíveis -, desenvolvem-se inevitavelmente atravessados por tensões, emoções, sentimentos e atitudes que nem sempre se esclarecem. A convivência diária em geral é difícil, delicada, exigindo negociação permanente, criatividade, disponibilidade e reflexão.

Alguém desiste? Poucos são os indivíduos que vivem sozinhos, embora o número esteja crescendo. Pelo que se sabe, apesar dos problemas, precisamos e apreciamos o contato uns com os outros, com prazer e afeição que dispensam explicações.

Comentários

  1. Apesar de todos os problemas, família é família e nos faz bem...Claro, há algumas que não são assim,mas...

    um beijo,chica

    ResponderExcluir
  2. Pois é, está familia nuclear que embasou as nossas vidas está desmoronando, é necessário com urgência trabalhar o que sobra ou o que ela se tornou para o bem das suas crianças. Abraços Poéticos desta CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  3. nossa tava precisando disso mesmo para meu trabalho..... obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme A Onda: Democracia x Autocracia

Experimento de Milgram, banalidade do mal e consciência

Natal: a infância como um outro