Adolescência: As Melhores Coisas do Mundo

O filme nacional As Melhores Coisas do Mundo , dirigido por Laís Bodanzky e lançado recentemente nos cinemas (2010), retrata, como nenhum outro, o universo adolescente da classe média brasileira. Através dele podemos reconhecer nossos filhos, nossas escolas e nossas próprias contradições como adultos e educadores.

Para os adolescentes, o filme também é inspirador, na medida em que revela angústias e descobertas, sem os apelos típicos dos programas de TV ou da mídia norte- americana, infelizmente dominante no mercado nacional.

Pelos olhos de Mano, Marcelo, Pedro, Carol e outros personagens, nossos jovens podem se identificar e se perceber como parte de uma realidade comum, que envolve conflitos familiares, sexualidade e bullying, entre outros temas. Além disso, aos pais e adultos em geral, que insistem em criticar ferozmente a juventude atual, sem proceder, da mesma maneira, a uma autocrítica, o filme possibilita algumas reflexões interessantes.

Em primeiro lugar, sabemos que os adolescentes precisam se agrupar, uns com os outros, para desenvolverem o “pertencimento”, aquele sentimento de “fazer parte”, compartilhar valores, emoções e atitudes com os “iguais”. Mas esquecemos que, apesar desta necessidade, eles são, como todos nós, diferentes entre si, com pensamentos e sensibilidade individuais.

Nem todos estão de acordo, por exemplo, que seja correto perseguir um colega homossexual da escola ou uma garota considerada promíscua, por mais sutil que seja essa perseguição. O problema é que oferecemos poucas alternativas a estes adolescentes, sujeitos e senhores da tolerância e da compreensão. A moda que dita os valores, afinal, tanto entre os adultos quanto entre as crianças, é a da extrema competição, vaidade e narcisismo.

Mesmo assim, embora tenhamos dificuldades de acreditar, a geração internet pode ser muito criativa quando propõe discussões, questionamentos e soluções para determinadas situações. Basta haver espaço, um pouco de incentivo, muita paciência e, sem dúvida alguma, interesse por filmes como esse que, entre outras coisas, nos estimula a pensar: será que realmente conhecemos nossos filhos? Estamos próximos e disponíveis o suficiente? Quais os valores que estamos lhes ensinando?

http://www.warnerlab.com.br/asmelhorescoisasdomundo/site/

Comentários

  1. Conhecer nossos filhos? Penso que temos um vislumbre do que sejam através da educação que lhes proporcionamos, mas, como saber o certo diante da vivência e dos apelos do mundo. vou reler com mais atenção a sua orientação, Caríssima andrea. Obrigada pela sua participação no sarau. Abraços Poéticos Piracicabanos de Ana Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  2. Conhecer nossos filhos? Penso que temos um vislumbre do que sejam através da educação que lhes proporcionamos, mas, como saber o certo diante da vivência e dos apelos do mundo? Vou reler com mais atenção a sua orientação neste artigo especial, Caríssima Andrea. Obrigada pela sua participação no sarau. Abraços Poéticos Piracicabanos de Ana Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu amei sua descrição sobre o filme, realmente um não fã de filmes brasileiros se interessou muito por este filme e com certeza irei assistir quando possível. Abraços Andrea, tudo de bom. *-*

    ResponderExcluir
  4. Olá! Queria comentar sobre a frase: "O problema é que oferecemos poucas alternativas a estes adolescentes"(paragrafo 5). Na area de educacao, existe a ideia de que o ser humano tem uma gestacao extra uterina, como os cangurus... Só que, no ser humano, essa fase é necessária para a criança adquirir o instrumental para incorporar e participar da cultura humana. Pode-se dizer que um adolescente que nunca foi à escola é livre? Ou, dizendo de forma simplória, você pode dizer que é livre para escolher o sabor do sorvete que vai comprar, se por toda a vida você só experimentou o de chocolate? Tem uma frase de Carl Sagan que também gosto muito: "O ser humano talvez seja uma espécie singular por conseguir acumular mais informação em seu cérebro do que em seus genes". Penso, pois, que muitas vezes é preciso obrigar a criança e o adolescente a ler, estudar, escrever, a fim de que depois ela possa se servir do que aprendeu para ser criativa, para (re)criar a humanidade... Paulo Paterniani, pater85br@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme A Onda: Democracia x Autocracia

Experimento de Milgram, banalidade do mal e consciência

O Desafio da Convivência Familiar

Natal: a infância como um outro