Convite: Diálogos Educativos

Escolher um tema para discutir e propor vivências grupais é algo extremamente difícil, principalmente quando diz respeito a todo o universo que envolve crianças, adolescentes, pais e professores.
O tema Dificuldades na Escola é bastante pertinente devido ao número de situações que acompanhamos cotidianamente, envolvendo as duas instituições, família e escola.
Fobia escolar, agressividade, stress, problemas de aprendizagem, conflitos de relacionamento e indisciplina são apenas algumas das freqüentes queixas proferidas por todos os atores mencionados: crianças, pais e professores.
Buscar alternativas para compreender estas questões, para refletir sobre elas através do diálogo e do conhecimento, pode ser um caminho interessante que exige, porém, disponibilidade e abertura a novas percepções.
Temos ou não tal responsabilidade?
É possível que sim, que cada um de nós, dentro do seu papel - tal como no teatro -, seja responsável pela sua própria atuação, participando também da atuação do outro e com ele se tornando co-responsável pela dinâmica do grupo.
Em cena, portanto, a escola com seus conflitos, com suas dores, suas angústias e possibilidades. Seus dilemas, suas soluções. Um espaço, de todo modo, de socialização, aprendizagem e muitas paixões, encantos, mistérios.
O convite estende-se a todos os interessados. Solicito atenção para o quadro situado na lateral do blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme A Onda: Democracia x Autocracia

Experimento de Milgram, banalidade do mal e consciência

O Desafio da Convivência Familiar

Natal: a infância como um outro