Gestação - Criação


Um Momento Especial
A gestação pode ser vivida como uma fase de crescimento, transformação e criatividade, preparando os pais no desempenho dos papéis de pai e mãe.
Muitas expectativas acompanham esse momento diferenciado, gerando alegria e tristeza ao mesmo tempo, angústia e êxtase, medo e liberdade.
É importante compreender e acolher os diversos sentimentos, fantasias e emoções que participam da gravidez, modificando a vida e as relações entre as pessoas.

A Conquista Partilhada
Inicialmente o bebê e a mãe formam um só ser, que permanece junto e inseparável. Mas é preciso incluir o pai, com seus direitos, deveres e afetos para com o próprio filho.
O filho em gestação merece ser amparado por uma rede social adequada, que ofereça suporte afetivo aos pais, a fim de que estes possam desenvolver a maternidade e a paternidade da melhor forma possível.
Ser pai e ser mãe é uma tarefa de grande responsabilidade, mas também de muita ousadia e coragem quando representa crescimento, amor e aceitação para todos os envolvidos.

Vale lembrar
Gestação não é somente a criação de um ser humano dentro de nós. Podemos gestar e criar projetos de vida, obras de arte, amores, dores. Sendo assim, também somos pais e mães de diversas maneiras.
E quando nossos "filhos" nascem, sejam eles textos, pinturas, relacionamentos ou sentimentos, ficamos estranhamente felizes...


Andrea R. Martins Corrêa

Comentários

  1. Gostei de ver sua foto com a sua criação no JP, entrevistada pelo rodrigo. Parabéns!

    Ana Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ana Marly, nascemos e morremos um pouco todos os dias, mas tem dia que nascemos mais, então vale a pena registrar...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme A Onda: Democracia x Autocracia

Experimento de Milgram, banalidade do mal e consciência

O Desafio da Convivência Familiar

Natal: a infância como um outro