Artigo: A Patologização da Infância

O Conselho Regional de Psicologia (www.crpsp.org.br) vem organizando diversas palestras e discussões para o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, ambos comemorados em 18 de Maio.
Balada dos Direitos: Juntos em Defesa da Vida, é o título do evento, realizado em várias cidades do interior de SP.
Chama a atenção, tanto nas pesquisas apresentadas pelos profissionais quanto no atendimento diário a crianças e adolescentes, a tendência, cada vez mais crescente, de “patologizar” os problemas infanto-juvenis.
Isto significa que dificuldades de aprendizagem, problemas de comportamento, consumismo ou isolamento social vêm sendo tratados exclusivamente como doenças, impondo a prescrição de medicamentos controlados, como os psicotrópicos.
Em nome da proteção e do cuidado, constatamos, dessa maneira, um grande número de crianças, já pequenas - 3 ou 4 anos -, tomando remédios para dormir, ficar calma, estudar, ser mais atenciosa e menos agressiva.
Em relação aos adolescentes, especialmente os que tiveram algum conflito com a lei - uso de drogas, roubo, fuga do lar -, há notícias de que estão sendo internados em hospitais psiquiátricos, através de mandados judiciais, na contramão dos movimentos de luta pelos direitos humanos. Vale destacar a denominação deste processo, algo como a “judicialização” da vida.
Muitos pais e educadores poderiam questionar qual é o problema em medicalizar e patologizar a infância e a adolescência, se de fato os resultados desejados são obtidos rapidamente.
Ou seja, os pequenos ficam mais calmos e os maiores são contidos. A escola não se revê enquanto instituição de ensino e a família se mantém em “harmonia”, livre dos comportamentos transgressores dos filhos. Enfim, toda a sociedade agradece, os jovens “doentes” são excluídos e nós, adultos, não precisamos mais nos preocupar com eles.
Ironias à parte, talvez seja para isso que “camisas de força químico-sociais” estejam sendo administradas com tão pouco critério, tornando-se valores positivos e inquestionáveis.
É óbvio que há situações em que os medicamentos são necessários para proteger os indivíduos, mas numa outra perspectiva, diferente desta. Na lógica patologizante, o doente é tão somente a criança e o adolescente, nunca o adulto/educador, que costuma se omitir das responsabilidades que lhes são devidas.
Nossas crianças e adolescentes precisam da nossa disponibilidade, nossa criatividade e nosso compartilhar. É deste modo que estaremos possibilitando a eles condições saudáveis de desenvolvimento.


Andrea Raquel Martins Corrêa

Comentários

  1. Olá Andrea: tenho duas grandes amigas que são irmãs e educadoras na rede infantil - Rachel e Andréia (coincidências à parte) - que vivem constantemente este dilema: pais que querem cada vez mais levar os filhos para os médicos, preocupados principalmente com a famosa DDA (ou TDHA). Mas elas, bem esclarecidas, ainda lutam para que estas crianças não sofram com este mal da medicação. Nem sempre conseguem, porque muitas vezes pais e especialistas vencem primeiro.
    Mas de fato isto acontece muito. Fiz certa vez uma série sobre saúde mental e entrevistei a doutora Ana Betriz (do livro Mentes Inquietas) e ela falou deste sério problema. Lamentável pensarmos sempre em delegar responsabilidades e não depositarmos nossas forças na recuperação/superação de um problema de alguém tão próximo.
    Minha irmã, aos 7 anos, foi diagnosticada como DDA. Resistimos até o fim. Hoje ela está no primeiro ano do ensino médio sem repetir sequer uma série... e com o DDA, como disse a doutora, repetiria todos. Sim, ela é hiperativa, impulsiva, irritada... e sabe disso! Mas busca o controle. E nós a apoiamos!
    No fundo sinto que minha familia toda tem os sintomas de hiperatividade, mas todos estão bem, obrigado! (por acreditar um no outro).

    PS: Obrigado pelo esforço em postar nossos "brogues" aí do ladinho!

    Estou acompanhando tudo! Está ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Caríssima Andréia: assunto mais que pertinente e que vivenciei por muito tempo nas escolas que trabalhei. Senti que o mundo infanto-juvenil está se "drogalizando", não...não..., não estou falando somente das drogas ilícitas, mas as lícitas...Parabéns! Escrever é uma meneira de postar a conscientização!
    Ah! Tentei muito colocar o meu blog nos seguidores, como o meu "Mestre " (seria eletronizado ou eletrizante) Rodrigo Alves,postou aí do ladinho, mas..., não consegui.

    Abraços Poéticos

    Ana Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  3. Cara Andréa,

    Esse assunto é de extrema pertinência e atualidade. Parabéns pela discussão! Um abraço,

    Érico Campos

    ResponderExcluir
  4. Meu filho de 13 anos quando pequeno

    não parava para ver tv,não parava

    sentado,não ficava cinco minutos

    fazendo uma mesma 'coisa'.

    Quando foi para a escola aos

    5 anos,soube pelas professoras que

    era muito falante e inquieto.

    Pensei em DDA.

    Mas anos depois e muita conversa tb.

    ele foi melhorandoe hoje é considerado

    "normal",dentro dos padrões esperado.

    ResponderExcluir
  5. Fui a uma palestra de início de ano,há uns anos passados.

    E fiquei 'passada' ao ouvir,o palestrante,um professor,dizer 'an passant' o nome de um medicamento que é usado para 'acalmar' as cças.

    Tenho sómente o quarto ano primário ,concluído
    em 1960,porém leio muito,e por conta disso ou por acaso,conhecia o tal indicado,que por ironia
    tem no começo do nome,o nome de uma mulher e no final tb.

    Fiquei com vontade de expressar minha indignação,perguntando se ele era médico.

    Mas pensei:E se for?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme A Onda: Democracia x Autocracia

Experimento de Milgram, banalidade do mal e consciência

O Desafio da Convivência Familiar

Natal: a infância como um outro