Educação para a Infância

Os primeiros anos de nossas vidas são muito importantes. Por isso, vale a pena conhecer um pouco as etapas do desenvolvimento de uma criança.
  • O Bebê
    - Desde muito pequenino, o bebê já reage a quase todos os estímulos do ambiente que o cerca. Um barulho muito forte, por exemplo, pode assustá-lo. O som e a imagem da TV não são recomendados, pois podem deixá-lo agitado. No entanto, músicas calmas e tranqüilas, assim como a voz suave da mãe ou do pai, colaboram para que ele se aquiete e se sinta seguro.
    - É importante acariciá-lo e aconchegá-lo ao colo, oferecendo-lhe o máximo possível de contato físico. Desta maneira, ele se sentirá amado. Olhá-lo nos olhos ao alimentá-lo também é uma atitude desejável, bem como conversar e brincar com ele.
    - Os bebês sofrem mais do que se pensa: têm sensações, fantasias e temores inconscientes que merecem toda nossa atenção. Não se deve nunca deixá-los chorar sozinhos, com a desculpa de que ficarão ”mimados”.

  • A Criança Pequena
    - Palavras de ordem: brincar, correr, pular. Conforme vai crescendo e conquistando autonomia com o seu corpo, a criança vai explorando cada vez mais o ambiente. É preciso permitir que ela manipule e brinque com os objetos não perigosos da casa. Normalmente ela se interessa muito mais por estes objetos do que pelos brinquedos que ganha. Ao mesmo tempo, já é hora de começar a estabelecer alguns limites, com carinho, firmeza e sem agressões.
    - Muitos pais não compreendem que a criança pequena é naturalmente “egocêntrica”. O tempo todo divide aquilo que é dela e aquilo que é do outro, as vezes querendo tudo para si. É preciso ter calma e paciência para ensiná-la a ser mais sociável e amável, sem exigências extremas.
    - Neste momento, a criança necessita de muita atenção e elogio dos familiares. Quer se conhecer melhor e precisa aprender a gostar de si mesma. Ao dominar a fala, costuma fazer perguntas incríveis, inclusive sobre sexo. Todas as perguntas podem ser respondidas.

  • Idade Escolar
    - Com 7 ou 8 anos normalmente as crianças já estão na escola há tempos. Porém, é nessa idade que elas deveriam ser alfabetizadas, e não antes. Este é o momento em que a criança conquista um amadurecimento especial, estando mais preparada para assimilar novos conhecimentos na área pedagógica.
    - A criança torna-se mais cooperativa e socializada, com uma noção de regras que antes não possuía. Interessa-se muito pelos amigos, por jogos em grupo e pela convivência que a escola proporciona. É freqüentemente curiosa, e continua a perguntar sobre sexo. Impera, no entanto, o Clube do Bolinha e o da Luluzinha.

Andrea R. Martins Corrêa

Comentários

  1. Muito bom o seu texto sobre o"Desenvolvimento Infantil". Para ler e reler com interesse, principalmente pelos pais e educadores. Parabéns!

    Ana Marly de oliveira Jacobini

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